sábado, 11 de agosto de 2007

Crises da mamãe

Eu mandei o texto "O flamboyant vermelho se foi para sempre" (só para constar, é um dos meus posts preferidos, sai lá de dentro da alma ... ) pra minha mãe ler. Afinal, ela também morou lá né, e a danada já até sabia que não existia mais a casa, que tinham colocado um prédio no lugar.

Mamãe também tem crises! Pois é... a bixinha ficou toda melancólica sobre os tempos passados, falando aquelas coisas tipo "ah eu poderia ter sido uma mãe melhor", coisas assim sabe? Oww, mas a mamãe pra mim foi uma mãe tão completa, eu não vou dizer perfeita porque nenhum de nós é perfeito, eu como filha também cometi meus erros (muito mais que ela afinal estava crescendo e aprendendo como qualquer um).

O que faltou nela foi uma coisa que eu pretendo não deixar faltar com meus filhos futuros, que é conversa. A gente não conversava muito, eu também sou extremamente "na minha", introspectiva, é difícil puxar de mim as coisas, mas acho que ela poderia ter insistido de vez em quando, pra eu me sentir mais "amiga" dela sabe. Ter uma aproximação maior.

Como ela mesma falou, "a gente não vê o tempo passar, quando vê os filhos já não são mais crianças, o tempo passou rápido demais, a gente sempre deixando pra depois aquela conversa, aquele conselho. quando vê, já passou o tempo e eles tiveram que aprender sozinhos."

Eu tive sorte, tive uma boa educação, mesmo sem aprender da boca dela eu já sabia de tudo ehhehe, muito curiosa, lia demais. Entretanto nem todo mundo tem essa sorte, e nesses casos, a falta de orientação direta, de conversa franca, pode gerar muitos frutos inesperados e decepções.

Mães e pais, conversem sempre com seus filhos, desde cedo, e tentem fazer deles sempre seus amigos, e não manter aquela relação de quem manda e o que obedece, aquela tirania dos tempos antigos onde o que a gente sentia sempre era MEDO dos pais.

7 comentários:

Ana Paula disse...

Fiquei uns dias sem vir aqui... Olha quanta coisa eu perdi! Gosto muito do jeito como vc escreve!

Mães em crise? Vamos fundar um clube!

Beijos.

Claudio disse...

Mãe em crise não é pleonasmo?

bjs

minds disse...

Tens toda a razao, nao ha nada komo uma relaçao aberta entre pais e filhos...

Gostei muito do teu blog, vou voltar!

bj e boa semana

Aryana Penno disse...

Minah mãe nunca foi muito de conversar comigo, e, como você, sei das coisas porque sou curiosa, leio muito, converso muito com outras pessoas.
Mas com minah mãe, nem rola. Sei lá, talvez o jeito rígido com que ela foi criada tornou ela rígida também.
Mas eu gosto dela assim, posso dizer que sou uma boa menina porque ela me ensinou muita coisa na rigidez dela.
^^
Amei o blog!
Beijus

Heather disse...

Eu demorei muito tempo pra perceber que a minha mãe é a melhor amiga de todas, mesmo não podendo dizer exatamente tudo o que está acontecendo, afinal mãe é mãe!
As nossas conversas passaram a aumentar conforme o tempo!!!

Gostei muito daqui tbm Jolie!!!

Luciana L V Farias disse...

Bom, eu sempre fui amiga da minha mãe, e as meninas têm sido minhas amigas também...

Amei o post do flamboyan vermelho, outra hora passo com mais calam para comentar (é que estou aproveitando para tirar o atraso da falta de acesso ao blogspot por mais de dez dias, rsrsrsrs...)

beijão!!!

Luciana L V Farias disse...

Eita... agora que me toquei que você tem outro blog, acho que ando meio lerda das idéias, HAHAHAHAHA...

Vou linkar esse aqui também...

beijo!!!