terça-feira, 31 de julho de 2007

Liberdade versus Libertinagem

E já que rolaram uns assuntos sobre liberdade, no blog da Fabi...

Como é tênue a linha entre a 'liberdade' e 'libertinagem', não no sentido de sacanagem, mas num sentido mais amplo de descontrole mesmo, tendendo ao desrespeito.

Eu parei para pensar sobre isso ontem, quando observei em um site um típico exemplo disso. Um fórum aberto, sem regras ou moderação, para liberdade de expressão de todos, mas com um objetivo bem claro, de fazer bem às pessoas. O fato é que esse fórum tomou proporções bem maiores que o esperado, e começaram a surgir aquelas pessoas desagradáveis que sempre surgem quando algo cresce demais! E ontem, 'medidas enérgicas' tiveram de ser tomadas, de certa forma podando a liberdade das pessoas por causa desses 'joios' no meio do trigo.

Não querendo criticar nada nem ninguém, mas a gente vê isso todos os dias em situações parecidas: algo que é criado para um bem maior, e quando é aberto a um grande número de pessoas, começa a baguça e desorganização.

Parece que as pessoas não sabem viver em grupos. Pelo menos, em grupos grandes. A maioria parece não ter discernimento ou sabedoria para lidar com a liberdade. Extrapolam, perdem as medidas, não pensam duas vezes antes de tocar o terror. A mídia então, é o maior exemplo disso.

A liberdade de expressão às vezes chega a me parecer abusiva, bundas e peitos na minha TV balançando em plena manhã de domingo, ou o vídeo da fulana famosa que fez sexo na praia, seguido de morte e tragédia cheia de sensacionalismo no jornal da internet, que chega a publicar fotos dramáticas produzidas com montagem de pessoas se jogando do prédio em chamas no acidente da Tam.

Quando será que teremos maturidade suficiente para lidar com toda essa liberdade...

2 comentários:

DM disse...

De fato esta linha, entre liberdade e libertinagem é muito tênue mesmo ... Tem gente que não se manca ! Dureza, tema polêmico e extremamente pertinente...
Blog sério esse seu hem ! Tô adorado, vou dar umas vaqueadas por aqui !!!

Fabi disse...

angelina, acho que pra saber lidar com essa liberdade temos que tomar muito cuidado para nao sermos egoistas. Podemos falar tudo o que pensamos,mas será que isso vai ajudar alguem? Vai facilitar a vida da pessoa? .
O ser humano é muito egoísta essa é a verdade, então acaba precisando de amarras, pra viver.
beijo